Antigamente falávamos de nicho. Atualmente, falamos de ‘personas’. Persona é um personagem fictício que representa um perfil específico do seu público. Exemplo: Joana, 35 anos, empreendedora, dois filhos pequenos, moradora do Rio de Janeiro, chef de cozinha nas horas vagas, apreciadora de viagens, tecnologia e literatura romântica. Outra persona: João, 60 anos, aposentado, morador de Veranópolis, apreciador de jogo de bocha; dedica o tempo livre a ficar com os netos e escrever sonetos. Mais um exemplo: Patrícia, 17 anos, primeiro ano da faculdade de jornalismo, mora com os pais em Belo Horizonte; nas horas vagas joga vôlei e aprecia literatura fantástica.

Você sabe quem são as suas personas? Mais: você se parece com sua persona? Esse pode ser um fator facilitador do sucesso para seus textos. Quanto mais você conhecer sua persona, mais fácil será produzir de acordo com as preferências dele. A dica é: no momento de escrever visualize sua persona e escreva como se estivesse conversando com ela!

 

 Por Sandra Veroneze

Capítulo Integrante do livro “365 dicas para escrever criativamente”

Proibida sua reprodução sem autorização da Autora @ Todos os direitos reservados