Chaves abrem portas, tanto no sentido objetivo como simbólico. Para a obtenção de alguns conhecimentos e compreensões, chaves funcionam muito bem. Elas são modos, fórmulas, que permitem ‘destrinchar’ alguns assuntos... Com um filósofo, há um bom tempo atrás, aprendi uma ‘chave’ para realização de projetos. A chave era: crie as condições necessárias.

Qual seu objetivo? Supomos que seja emagrecer 10 quilos ao longo do ano. Quais as condições necessárias para que isso aconteça? Depende muito de biotipo para biotipo, mas supomos que, em linhas gerais, seja praticar algum esporte e equilibrar a alimentação. Supomos que o objetivo seja fazer pães artesanais. Quais as condições para que isso aconteça? Você precisa de um espaço físico, dos ingredientes, dos equipamentos e do conhecimento necessário (um bom livro de receitas pode auxiliar).

Qual seu objetivo na escrita? Supomos que seja escrever um artigo técnico por semana para seu site. O que você precisa? As condições necessárias para você escrever são, de modo geral, a pauta (assunto sobre o qual você vai escrever), um local confortável, silêncio (se for importante), notebook ou pc, ou até mesmo papel e caneta... Enfim... Quais as condições necessárias para você escrever? Crie-as!

 

Por Sandra Veroneze

Capítulo Integrante do livro “365 dicas para escrever criativamente”

Proibida sua reprodução sem autorização da Autora @ Todos os direitos reservados